# Crítica: Uma Noite de Crime (The Purge)

18:55

12 horas. Todo crime é legal.


    Olá! Hoje, você lê a primeira das próximas (e várias) críticas sobre filmes. O filme que eu e meu amigo Vinicios Souza (do blog Um Jovem Leitor) assistimos é "Uma Noite de Crime". Pelo jeito é como está sendo chamado aqui no Brasil. Nome original: The Purge, ou seja, O Expurgo. Não tenho nenhum data certa para o lançamento do filme aqui no Brasil, mas há boatos de que só veremos "Uma Noite de Crime" nas telas do cinema em novembro. Mas você pode ver o filme aqui. Provavelmente você não conhece o filme. Veja o trailer.


Sinopse:
Em uma América devastada pelo crime e prisões lotadas, o governo sancionou um período anual de 12 horas em que toda, e qualquer atividade criminosa, torna-se legal. A polícia não pode ser chamada. Hospitais suspendem a ajuda. Uma noite em que os cidadãos esquecem as regras, sem nenhuma forma de punição. Nesta noite, atormentada pela violência e uma epidemia de crime, uma família luta com a decisão de quem se tornarão quando um estranho bate à sua porta. Quando o intruso invade a proteção da casa de James Sandin (Ethan Hawke), durante o Expurgo anual, ele começa uma sequência de eventos que ameaçam destruir a família Sandin. Agora, cabe a James, sua esposa Mary (Lena Headey), e seus filhos, passarem a noite protegidos sem se tornarem os monstros de quem eles se escondem. 


   Preste atenção nos detalhes do trailer! A música no final, aquele coral assustador. É uma versão "The Purge" de America the Beautiful. E foi bem feito! O filme mostra pessoas que decidem ficar "quietas", em casa e pessoas que querem participar da festa do Expurgo. Essas pessoas (que participam da matança), na minha opinião, tem sua raiva e ódio desviados pelo governo. Um sentimento patriotista. O governo nutre tão fortemente a esperança de uma noite de libertação que você esquece o motivo de tudo. Qual o motivo da raiva que você tem para destruir lojas? Qual a explicação para você matar seus chefe? Há alguma? Então no filme encontra-se pessoas com orgulho de participarem do Expurgo. Com o orgulho de seu país renovado. América, uma nação renasceu.

Trecho de America the Beautiful
O beautiful for spacious skies, 

For amber waves of grain, 
For purple mountain majesties 
Above the fruited plain! 
America! America! 
God shed his grace on thee 
And crown thy good with brotherhood 
From sea to shining sea! 



O beautiful for pilgrim feet 
Whose stern impassioned stress
A thoroughfare of freedom beat 
Across the wilderness! 
America! America! 
God mend thine every flaw, 
Confirm thy soul in self-control, 
Thy liberty in law! 

    Opinião do meu amigo, Vinicios Souza, sobre o filme "Uma Noite de Crime" (The Purge):

Review do filme The Purge (Noite de Crime)

"Tenha uma noite segura..."

             Atualmente nos deparamos várias vezes nas mais variadas situações com alguma história relacionada á distopia - ou seja, uma realidade totalmente diferente da nossa. The Purge se trata disso. Imagine agora a sua cidade com uma taxa criminal beirando do zero á 1%, sem assaltos, sem assassinatos, ou qualquer crueldade. Mas, para que tudo isso seja possível, em um dia do ano qualquer destas coisas - e muitas outras - podem ser feitas e sem punição alguma. Liberar a raiva, o ódio, o stress... Valeria á pena?
              Dirigido por James Demonarco, The Purge é mais um filme que nos trás questões ótimas para serem discutidas vindas com um suspense arrasador e de meter medo. Com o dia anual do "expurgo", vamos nos deparando com os mais diversos seres cruéis, os quais muito bem podem nos encontrar nos nossos terríveis pesadelos. O diretor soube muito bem como caracterizar os assassinos da obra, usando máscaras e facões e fazendo suas esquisitices, típico de maníacos. Além dos assassinos, a trama possuí outras questões do nosso dia-á-dia, como o romance proibido da filha ou o mal relacionamento dos filhos com seus pais. Mas nada supera a ideia que o filme tanto passa; "O quanto vale a vida de um ser humano? Mais do que á de nossa própria família?".
               Por fim, para aqueles que buscam um filme com o bom e velho suspense, o de roer as unhas ou de gritar "cuidado! Ele está bem atrás de você! Viu, se tivesse me escutado não teria morrido", The Purge é a escolha ideal. Os produtores não deixam de incrementar várias cenas de ódio e fúria, perseguição e salvação. E, tenho muita certeza disso, The Purge o fará pensar, lhe trará ideias novas, você querendo ou não. Então, a melhor coisa que posso lhes desejar é que tenham uma noite segura. Ah, e tranquem bem as portas e janelas, afinal o expurgo já começou.

"Mas e se vocês quisessem participar, matariam alguém hoje?"


    O processo de divulgação do filme foi tão intenso que criaram até um site viral, o New Founders of America. Amo esse site. A maneira como tornou tudo mais realista! Dá até medo! Ri com a criatividade de uma "notícia": de que o Senado americano iria votar em uma lei para aumentar o período do Expurgo de 12 para 18h. Havia até comentários de senadores contrários! "E depois o quê, 24h?"

    Então, assista esse filme. Dá pra tirar muita "coisa" boa. Você vai ficar como eu, pensamento na filosofia do Expurgo semanas depois de ter assistido. O Expurgo anual teria sido criado porque melhora o país. Em quase todos os aspectos. Só não consigo imaginar como. Quase todos empregados, diminui a taxa de roubo, assassinato... As pessoas conseguiriam controlar seu ódio o ano inteiro?


    Se eu conseguir comprar as máscaras do filme eu aviso vocês. Vou me inspirar em The Purge para o Halloween desse ano. Mesmo não sendo real, é um filme tenso. Seu vizinho pode ser seu amigo, mas se ele vai dar uma festa durante o Expurgo, significa que ele estará apto a matar. Quem apóia esse período de violência e crime, coloca flores (baptísias) na frente de casa.  tenha uma noite segura.
Recomendo o filme 100%
Obrigado pela colaboração, Vinicios! Um Jovem Leitor, blog parceiro do Não Derrame Café no Seu Livro.


You Might Also Like

1 comentários

  1. Eaí João, meu querido parceiro!
    Então, fiquei extremamente feliz em participar fazendo presença no Não Derrame Café no Seu Livro! Seu blog, como até já disse, é muitoo show, trás um layout que é demais e resenhas Ó-T-I-M-A-S!

    The Purge com certeza é um filme que revoluciona o suspense e a forma de se pensar. A história nos leva á uma realidade tão estranha que até nos habituamos!

    Foi muito legal a crítica em conjunto e não deixe de me convidar mais vezes,rsrsrs.
    Obrigado por tudo!
    Abraços!
    Vini
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir