O ano da leitura mágica | Nina Sankovitch

18:22

"[...] Como é possível que alguém não enlouqueça diante do horror da morte?

    Mas agora, lendo meus livros como fuga, encontrei outra maneira de responder a essas questões. Não era um modo de fugir da dor e sim um modo de absorvê-la. Por meio das memórias. Embora a memória não possa livrar uma pessoa do sofrimento nem ressuscitar os mortos, a lembrança nos garante que sempre teremos o passado ao nosso lado, momentos ruins, mas também momentos muito, muito bons de gargalhadas, refeições juntas e discussões de livros." *




    Queridos leitores e queridas leitoras, vocês podem conferir no canal do Youtube a minha opinião completa sobre O ano da leitura mágica, de Nina Sankovitch! Depois de ficar anos vagando pelas minhas estantes, finalmente terminei esse livro, que conta a bela, emocionante e inspiradora história de como, após a morte de sua irmã Anne-Marie, Nina Sankovitch dedicou um ano inteiro de sua vida à leitura de um livro por dia, assinalando o poder catártico da literatura. Embora não tenha correspondido plenamente às minhas expectativas, certamente a leitura das memórias autobiográficas de Nina veio a acrescentar.
    Especialmente, após o meu ano dedicado à monografia, o livro se revelou profundamente ligado ao tema da minha pesquisa: o tempo na linguagem. Mais especificamente, o livro de Nina ressaltou a possibilidade de revivermos a experiência dos acontecimentos passados por meio da memória, através da linguagem. A autora trouxe várias reflexões nesse sentido, como vemos no seguinte trecho: "Jamais sentirei novamente a alegria de segurar meu filho recém-nascido nos braços - isso é passado para mim - mas os prazeres de um livro, ou de um quadro, ou de um passeio no parque estão todos no meu passado e com certeza se repetirão no futuro" (p.47).
     É mister que criemos boas lembranças, que aproveitemos cada momento e que os tornemos especiais à nossa maneira. Principalmente porque muitos desses momentos são únicos em nossas vidas e não temos a chance de os corrigirmos ou reencena-los para eliminar nossos arrependimentos. Assim, nos perguntemos agora, no presente: é disso que nós gostaríamos de nos lembrar? Se a resposta for negativa, saibam que o tempo de mudar é sempre o agora. Como bem coloca Nina, "Não podemos controlar os eventos ao nosso redor, mas somos responsáveis por nossas reações a esses eventos." (p.183).
    Com certeza O ano da leitura mágica será uma experiência marcante para os leitores de diferentes maneiras, sem deixar de mostrar a todos e a todas onde reside a verdadeira magia que transparece nos livros: dentro de nós mesmos.


* (p.73) SANKOVITCH, Nina. O ano da leitura mágica. Editora LeYa, 2011.

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto ;)

You Might Also Like

0 comentários