#Detalhando: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança!

01:22

Das páginas para a tela do cinema podemos ver muitas mudanças e novidades em uma história. Confira o primeiro Detalhando!






    (Essas pessoas que tem blog e canal e não publicam mais nada, deixando os seguidores sem sua fonte de conteúdo cultural tsc tsc tsc) Olá, olá, olá! Eu sou seu querido João Augusto e voltei com uma ideia nova para o blog. Nas últimas semanas eu não tive tempo de pensar em algo bom para postar, não tinhas resenhas para fazer. Tudo isso porque eu estava na semana de recuperação, provas e provas, temas e trabalhos. Uma vez eu tive prova em todos os períodos!
    Mas agora "baixou" a santa inspiração e eu voltei.
    Voltando ao Detalhando. Eu sou  muito detalhista e observador. E como fã da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins,  já assisti várias vezes os filmes Jogos Vorazes e Em Chamas, percebi algumas diferenças e detalhes que só alguém que ama pesquisar poderia perceber (ou qualquer outra pessoa que goste de ver tudo com extrema atenção). 


    Se você não assistiu ou leu Jogos Vorazes e Em Chamas, aviso: o post contém SPOILERS!

    E se você está lendo é porque assistiu, então vou ser mais rápido porque não quero explicar toda a história novamente, já que você deve conhecer.
    Primeiro: você conhece o Hino Nacional de Panem? Não? Ouça:

    
    Agora se lembra de onde ouviu? Provavelmente você já escutou Horn of Plenty (o hino), pois ele aparece durante o Desfile dos Tributos. No livro, Katniss comenta que os tributos passam pela avenida da Capital e depois dão a volta no Círculo da Cidade e (corrija-me se eu estiver errado) finalmente param em frente à Mansão do Presidente Snow, onde o hino é executado (nos livros, porque nos filmes é durante o desfile). Em todos os eventos da Capital o hino nacional é executado, como nas entrevistas no programa de Caesar Flickerman. 
    Mas há outras versões da música. Quando no céu da arena, aparecem as imagens dos tributos mortos (os Abatidos ou The Fallen) podemos ouvir uma versão instrumental do hino


    Também aparece uma outra versão que eu gostei, particularmente, quando Katniss está entrando no palco do programa de Caesar. Aí você já deve estar confuso(a). E se eu te contar que o começo dessa versão de Horn of Plenty aparece em Em Chamas e, ali pela metade, aparece no vídeo sobre a história de Panem (que é exibido durante a Colheita)? Veja aqui.
    Agora vamos ao símbolo de Panem, que é o que restou dos Estados Unidos da América. Abaixo, o selo/símbolo dos Estados Unidos.
    Logo abaixo o selo/símbolo de Panem. Pode-se perceber que é uma versão moderna ou futurista do atual símbolo americano. Essa imagem aparece em vários lugares, nas bandeiras, vidros do trem que passa pelos Distritos, no chão do Círculo da Cidade...  É interessante perceber como os produtores e outras pessoas envolvidas nos filmes se dedicam à criação desses detalhes, enriquecendo o enredo em todos os aspectos.  












Símbolo oficial de Panem.

   Outro item de destaque: o figurino, principalmente o das pessoas da Capital. Na festa no Palácio Presidencial, de Em Chamas, todos os figurantes tem seu próprio estilo (diferentes um do outro até nos mínimos detalhes). Mesmo aqueles que não iriam aparecer no filme (ou que você só poderia ver ao fundo) tem uma roupa característica, sobrancelhas, olhos, lábios, unhas... 


    

    Katniss Everdeen. Sabemos que Cinna apoiou-a criando o vestido de casamento em forma de tordo. Percebeu que antes de pegar fogo, o vestido já é parecido com um tordo? 
    As partes que envolvem seus ombros lembram as asas do pássaro. Outros fãs compararam a imagem de Katniss sendo recolhida pelo aerodeslizador da arena com a de o tordo com as asas abertas de A Esperança.
    Esse post é curto mas ainda temos A Esperança - Parte 1 e Parte 2 para assistir. As imagens que são liberadas mostram cartazes na Capital, algo bem distópico, pedindo apoio ao governo. 
    Por último, a festa da Capital. Pessoas com cabelos coloridos, sobrancelhas pintadas, bebidas e taças diferentes, roupas extravagantes e pulseiras, chapéus, colares e brincos. 




Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto


You Might Also Like

0 comentários