Os 10 Mandamentos para Cuidar do seu Livro

17:27

Para você ou para aquela pessoa que não dá a mínima importância quando o assunto é ter cuidado com livros...




    Olá, como vai você? Hoje eu vou falar sobre um assunto polêmico. Como você cuida dos seus livros? Você marca a página dobrando o canto da folha? Lê com o livro dobrado? Usa e abusa das orelhas do livro?
    Você conhece alguém que faz isso? Bem, é claro que existem pessoas, como eu, que são super cuidadosas quando o assunto é livro, mas mesmo assim, todos devemos ter certo cuidado, principalmente se o livro não é seu, possibilitando uma leitura agradável para outras pessoas. Por isso eu elaborei uma lista com 10 mandamentos para você preservar o livro que está lendo.
    Tive essa ideia porque fui à biblioteca pública de minha cidade e, mesmo sabendo que muitos livros lá estão dobrados, sujos e amassados, fiquei impressionado. Vi um livro chamado Quem tem medo do lobo. Livro novo., Eu era o segundo que iria ler. Mas uma pessoa antes de mim dobrou o livro durante sua leitura, transformando o novo, nisso:


    Não sei se você consegue perceber, mas o livro está dobrado, no lado esquerdo. Como quem leu dobrou, a lombada ficou esticada, se você consegue me entender. Ou seja, a lateral do livro não está reta, mas inclinada. 
    Eu fico "pê" da vida com isso! Poxa, livro novo e que  parece ser muito bom! Primeira pessoa que pega faz isso com o livro! Falta de consideração com outras pessoas que querem ler. 
    A seguir os 10 Mandamentos do Não Derrame Café no Seu Livro para você cuidar do seu livro (mesmo que seja emprestado de um amigo ou da biblioteca, o tempo que você fica com ele e o lê, ele é seu):

Os mandamentos não se aplicam ao livro Destrua Esse Diário!

 I - Amarás e cuidarás do livro sobre todas as coisas, mesmo emprestado, como se fosse teu.

 II - Não dobrarás o livro, nem suas páginas, nem suas orelhas, nem qualquer parte do livro.

III - Guardarás o livro em um local seguro, onde ele estará protegido.

IV - Honrará o dono(a) do livro, cuidando e protegendo a obra.

V - Não derramarás café no seu livro!

VI - Não escreverás no livro se ele não for teu.

VII - Devolverás o livro na data, não reterás e não danificarás o livro enquanto sob sua custódia.

VIII - Não emprestarás o livro que não lhe pertence.

IX - Não dobrarás a lombada.

X - Pensarás no próximo, preservando o livro para o outro aproveitar a leitura.

    E quem não obedecer aos mandamentos: cuidado! Vai passar um tempo com o Papa Legba! Ha, ha, ha.

    

    É isso aí! Se você conhece alguém que não obedece aos mandamentos, compartilhe! Até a próxima, lembrando que em breve teremos mais um vídeo no canal do blog :)

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

0 comentários