# Crítica: Divergente

02:02

"The future belongs to those who know where they belong."


    
    E no cinema, estavam exibindo Divergente e o Espetacular Homem-Aranha 2. Não gosto de Homem Aranha. E eu estava morrendo de vontade de conhecer mais sobre essa distopia incrível que é Divergente. Então eu fui conferir o filme!




    Mas eu falei com a funcionária do cinema (que depois descobri que era uma amiga de anos atrás da família) e ela me disse que o Homem-Aranha entrou em três sessões e no final acabou que Divergente tinha sessão única MEIO-DIA E QUINZE. Que louco vai ver um filme ao meio-dia? Eu, é claro! 
     Eu senti uma exclusividade no ar! Uma falsa exclusividade. Ha, ha, ha. Eu não queria comer e beber nada, então entrei no cinema 12:12 e fiquei pensando que lugar seria melhor para ver o filme. Então o funcionário responsável pelo projetor brincou: "Meio difícil encontrar lugar, não é? Tá cheio! He, he, he." E depois ele pediu se eu queria que ele já "soltasse" o filme, eu disse que sim. Eu sentei no centro, depois um casal de meia idade sentou lá no fundo. Nós éramos os únicos no cinema. Sentei, as luzes apagaram, ouvi um barulho dos auto-falantes e a abertura do filme projetou-se na tela grande, dando início à sessão.   

 
    

    O filme Divergente é inspirado na trilogia de Veronica Roth: Divergente (Divergent), Insurgente (Insurgent) e Convergente (Allegiant). Os livros aqui no Brasil foram publicados pela Rocco Jovens Leitores. Mas como eu infelizmente ainda não li os livros e isso não é uma resenha, vamos ao filme.
    Chicago. Futuro. Num mundo pós-guerra, a sociedade teve que se reunir de forma que novos problemas como os que causaram a parcial destruição da cidade não aconteçam, de forma que todos vivam em paz e harmonia. Considerando a personalidade de cada pessoa, foram criadas cinco facções, cada uma delas cultivando uma virtude. Cada facção contribui para um ramo importante da sociedade. As facções são: Amizade, Abnegação, Audácia, Franqueza e Erudição. Cada uma tem características marcantes como por exemplo: os da Franqueza falam sempre a verdade e os da Erudição são inteligentes, já os da Audácia são os mais animados.
     Alguns detalhes eu vou deixar para a futura resenha, mas se você quer saber mais sobre as facções dá uma olhada no site Divergente Brasil (você conhece a história das facções clicando no ícone de cada uma delas). 

    

    Nesse mundo distópico vive Beatrice (Shailene Woodley), uma jovem da Abnegação. Com 16 anos ela e outros jovens, tem que passar por um teste para determinar a qual facção eles realmente fazem parte. É uma decisão muito difícil, mas Beatrice escolhe a Audácia e muda sua vida, abandonando o lar por escolher uma facção diferente da família. Na facção dos destemidos ela vira Tris e tem que enfrentar vários desafios, muitos deles perigosos.
    


    Vai ter um romance que falaram que não era muito presente no livro, mas o filme mostra uma laço especial entre Tris e seu novo companheiro da Audácia, Quatro (Theo James). 
    O que vai acontecer? Só assistindo para saber. Mas Divergente entrou na minha lista de filmes (e distopias) favoritos! Realmente surpreendente! Efeitos muito bonitos! A Chicago no futuro é para ser admirada (admirar a destruição, esse João). Oh! E vale a pena conferir a trilha sonora do filme


loading    O elenco. Preciso dizer que a atuação é muito boa? A Shailene Woodley está virando a queridinha de Hollywood e ela é realmente muito boa! Há também uma personagem que não aparece na sinopse do filme, talvez seja um spoiler. Mas eu necessito dizer brevemente: Kate Winslet como Jeanine Matthews em Divergente, mostra mais uma vez seu talento grandioso.
    Então, veja Divergente! E leia os livros também!


Os livros em ordem: Divergente, Insurgente e Convergente.


Kate Winslet como Jeanine Matthews.

Um pouco mais (para os curiosos):


    Aproveitando o dia de hoje (06/05), vale lembrar que Shailene Woodley e Ansel Elgort são os protagonistas de A Culpa é das Estrelas. Em A Culpa é das Estrelas seus personagens se apaixonam, já em Divergente (sim, os dois também estão nesse filme) seus personagens são irmãos.
    E hoje recebemos a notícia de que a Editora Intrínseca vai lançar uma nova edição do livro de John Green com a capa do filme.


Trailer do filme Divergente.


     Muitas pessoas comparam Divergente com Jogos Vorazes. Mas a diferença é bem clara. Para saber mais clique aqui.

E olha o que vai ter aqui no blog semana que vem!


That's all folks!

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto.





You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu amo a série e amei a adaptação!! Achei que foi bem fiel e ficou legal pra quem não leu o livro ;)
    Gostei do blog e já to seguindo. Te achei pelo instagram rs

    Beijos, Nina.
    http://literatamor.blogspot.com

    ResponderExcluir