Resenha: Coisas Frágeis (1), de Neil Gaiman

20:26

“I think...that I would rather recollect a life mis-spent on fragile things than spent avoiding moral debt.”

Neil Gaiman


    
    Coisas Frágeis é uma coletânea de contos dos mais variados gêneros, do famoso escritor inglês Neil Gaiman. Já li o primeiro volume da HQ Sandman e o livro Coraline, de Neil. Gostei muito de ambos, com ilustrações estranhas, assustadoras e personagens únicos e fantásticos. Nessa coletânea, Gaiman nos leva desde o mistério europeu do século passado até um grupo de amigos nas ruas de Londres dos tempos modernos. Gostei especialmente dos dois últimos contos, que tornaram-se meus favoritos.

    O livro tem nove contos, sendo eles:
    Um Estudo em Esmeralda: uma homenagem de Neil para o famoso detetive Sherlock Holmes. Um conto muito bom, sem o final perfeito e ideal para um crime, mas que deixa um ar de “há mais por vir”.
    A Vez de Outubro: conto fantástico onde há uma personificação dos meses do ano que reúnem-se ao redor de uma fogueira periodicamente para contar histórias. Na vez de Outubro, uma história triste, sobrenatural, linda e emocionante.
    Lembranças e Tesouros: um bom conto, permeado de referências sexuais e elementos punks.
    Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch: gostei deste conto. Poderia ser facilmente transformado em um episódio de um seriado de horror.

    O Problema de Susan:  insatisfeito com o final de Susana Pevensie, em As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, Gaiman reinventa a história de seu ponto de vista, de como a personagem estaria atualmente. Cuidado, se você não leu A Última Batalha, spoiler alert!
    Golias: Neil escreveu "Golias" a pedido de sua agente, para o site do filme Matrix, antes de seu lançamento. Conto muito bom. Amantes da filosofia irão gostar.
    Como Conversar com Garotas em Festas: o título já é ótimo e o conto, uma maravilha (principalmente para os nerds e geeks por aí que tem problemas com relacionamentos amorosos; ah, não é nenhuma guia de autoajuda não, viu?).
    O Pássaro-do-sol: melhor conto ever. Fruto de um pedido de aniversário de Holly, a filha mais velha do Neil, "O Pássaro-do-sol" traz belas cenas, personagens maravilhosos e excêntricos, em busca de uma experiência gastronômica fora do comum e extraordinária.
    O Monarca do Vale: ESTUPENDO. Toma um rumo para mim, inesperado, com um desfecho digno para um livro repleto de seres fantásticos e universos admiráveis.



    Leia. É um livro que descreve muito bem como Neil é, obscuro, estranho, fantástico, único. Ainda tem o volume dois, que quero ler em breve. 5 stars out of 5!

    A leitura desse livro foi feita durante a Maratona Literária 24H J.A. Você pode conferir abaixo o vídeo, onde falo sobre esse livro e outros. Compartilhe e comente! Obrigado por visitar o meu blog, confira também o canal! ;)



Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

0 comentários