Sobre o que eu li, o que estou lendo e o que irei ler.

20:12

Atualizando minhas leituras...




    Olá. Como você está? Esse post é para atualizar minhas leituras e meus projetos literários. Estamos no final de setembro de 2015, em breve Enem e muitos outros vestibulares. Esse é o ano, então nada melhor do que parar e organizar um pouco as coisas. Tentarei escrever e publicar aqui no blog, as resenhas dos livros lidos.

    Nos últimos meses eu li alguns livros, poucos, mas a leitura foi agradável e rápida na maioria. Na disciplina de Literatura, na escola, foi exigida a leitura de obras do Modernismo. Os alunos deveriam, após a leitura, apresentar para a professora e a turma um resumo da obra. Eu li Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Simplesmente incrível. Rico em detalhes, em cultura regionalista. Foi assim que a paixão pela literatura brasileira começou a florescer em mim, o que me deixou extremamente feliz. 
    Em seguida, terminei de ler o segundo livro da série Só Perguntas Erradas, o Quando você a viu pela última vez?, de Lemony Snicket. O clima de suspeita, investigativo, misterioso que segue a história faz com que você não queira parar de ler. Estou ansioso pela continuação. Já disse e repito: quem leu Desventuras em Série deve ler esses livros, pelo que vi ambientam-se no mesmo universo de medo, trapaça e mistério.

    Continuando minha aventura pela literatura brasileira, retirei Menino de Engenho de José Lins do Rego, na biblioteca pública municipal e o li. Outro livro bom, trazendo memórias de uma infância vivida no engenho. Menino de Engenho (1932) faz parte do "ciclo da cana-de-açúcar" de José Lins, composta pelas obras Doidinho (1933), Banguê (1934) e Fogo Morto (1943) que relatam a vida nos engenhos e a sua decadência. Um pouco antes eu havia lido Se Eu Ficar, sucesso da autora Gayle Forman, só por curiosidade, sem grande expectativa. Gostei do livro, já estou acostumado com histórias trágicas, com pessoas em coma ou com doenças terminais. É um livro bom, não é ótimo, só bom. Fiquei de ler a continuação mas parou por aí.
     Esses livros que li foram emprestados ou retirados na biblioteca. Comprei um, Jogos Vorazes: Em Chamas - Guia Oficial do Filme. Um livro fino sobre os bastidores e a produção do segundo filme da franquia Jogos Vorazes. Como sou fã da trilogia de Suzanne Collins e dos filmes, adorei o livro. Mas a maioria das informações já eram de meu conhecimento.

     Vamos para as leituras mais recentes. Li Para Sempre Alice, de Lisa Genova, que virou filme com Julianne Moore no papel de Alice, ano passado. Não vi o filme. A edição que li é antiga, de 2009, por isso a capa original. Gostei muito da história. Bem escrita, emocionante e muito próxima da realidade. Leia, eu recomendo.
    E o último livro lido até agora, (rufem os tambores), foi Divergente, de Veronica Roth. Sim, consegui a trilogia emprestada de uma amiga da escola e estou lendo. Gostei muito e li bem rápido. Mas já adianto que há diferenças notáveis entre o livro e o filme (como sempre).
    Li Extraordinário, A Metamofose, A Viuvinha... Reli O Médico e o Monstro. Li a HQ do Hellboy e Coisas Frágeis, já resenhado. Se você quiser a resenha de algum livro específico é só pedir nos comentários, ok?




    Tem algo que ainda não contei. Estou participando de um projeto de leitura, se assim pode ser chamado, que consiste em ler as leituras obrigatórias para o vestibular. Sim, estou um pouco atrasado, mas antes tarde do que nunca. Vou fazer outro post para apresentar o projeto, mas já posso contar que li Um Certo Capitão Rodrigo, do Erico Verissimo e assim, a paixão pela literatura nacional está cada vez mais forte e maior. Na primeira foto, é possível ver os meus "livros de cabeceira". Eu estou lendo Capitães da Areia, do Jorge Amado, que também estou adorando. Encantado com o livro (estou na página 110 de 275). Os outros livros não mencionados anteriormente e que estão na foto são possíveis leituras. Vou informando aqui no blog sobre o andamento delas. 
      Assim, posso dizer que estou conhecendo o mundo encantador da literatura brasileira e me aventurando aqui e ali por YA's e best-sellers. Aguardem resenhas aqui no blog ou lá no canal, em breve. Não se esqueça de seguir o blog, comentar se já leu ou está lendo um desses livros e compartilhar. ;)

                                Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

0 comentários