Maratona Gelo e Fogo

18:15

"[...] Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é minha arma. Meu irmão tem sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para  se manter afiada - Tyrion deu uma palmada na capa de couro do livro. - É por isso que leio tanto, Jon Snow." *



            Com um novo ano chegam novos desafios e oportunidades. A maioria das pessoas está de férias, o sol brilha, o tempo passa e a uva também. Que tal participar de um projeto de leitura? De uma maratona de leitura intensiva? De um desafio literário?
            No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre a Maratona Gelo e Fogo, ideia fantástica que eu peguei emprestada da Cláudia Oliveira, do blog A Mulher Que Ama Livros, que realizou a maratona em 2015. Lanço o convite mais uma vez: vamos ler juntos os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin?


            O objetivo da maratona é ler todos os livros editados das Crônicas de Gelo e Fogo atualmente (aqui no Brasil são cinco, em Portugal são dez). Inicialmente pensei em seguir a ideia da Claudia: 30 páginas por dia. Vamos aos cálculos (me corrijam se eu estiver errado, sou de humanas):
            O total de páginas das edições comuns da série no Brasil é de 3 553 p. Em Portugal são 4 752 p.
            Lendo 30 páginas por dia conseguiremos terminar a série em 118 dias, ou seja, 4 meses (120 dias) será um bom tempo. Começaremos a maratona em janeiro e finalizaremos em abril (se for preciso entrar em maio, sem problema).
            As impressões de leitura, resenhas e comentários sobre a saga aparecerão aqui no blog, no canal e/ou na fanpage com a hashtag #maratonageloefogo. Também foi criado um grupo no Facebook para compartilhar o que cada leitor e leitora participante da maratona tem a dizer sobre a leitura e afins. 
             Para quem vai participar eu peço que se manifeste nos comentários, informando se por acaso tem blog ou canal e se tem alguma sugestão para nossa maratona ou envie uma solicitação para participar do grupo no Facebook. Assim posso ter noção de quantos somos, do tamanho da expedição que irá visitar as terras de Westeros e além. 

* (p.92) MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos. São Paulo: Leya, 2010.

You Might Also Like

0 comentários