Sobre a leitura de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

21:58

"[...] Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo."*



    Uma semana e quatro dias de leitura diária de A Guerra dos Tronos, primeiro volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R. R. Martin. Anoto cada avanço na leitura do volume de 591 páginas em um calendário personalizado. O rosto (ou a máscara) de Cersei Lannister me encara do mural no meu quarto. Ao lado, a frase do subtítulo desta postagem.
    O grupo de leitores e leitoras no Facebook ajuda com resumos de cada capítulo. Os post-its azuis povoam as bordas do livro. Tive que comprar mais. Também tirei algumas xérox dos mapas dos livros (enquanto não consigo um empréstimo com um Lannister para comprar o  Atlas das terras de gelo e fogo) para me guiar durante a leitura. Ainda tenho medo de assistir a algumas entrevistas de Martin, pois a internet é escura e cheia de spoilers. Já li 300 páginas e sigo agora com apreensão. Os Stark já não vivem felizes e unidos em Winterfell. A paz dos Sete Reinos está comprometida. Alianças novas e antigas estão se formando e o inverno está chegando.
    Já comentei com os participantes da maratona e agora exponho o comentário aqui: não sou capaz de amar ou odiar profunda e definitivamente as personagens, nem de rotulá-las como “do bem” e “do mal”. Se bem me lembro em uma entrevista George comenta que seus personagens são complexos como nós somos: não existe uma pessoa inteiramente boa ou inteiramente má, pendemos para os dois lados volta e meia. Personagens que deixaram um gosto amargo com suas ações nas primeiras páginas revelaram a doçura da verdade em suas palavras em capítulos posteriores. Realmente estamos a jogar o jogo dos tronos.
    Estou em uma parte crucial da história e sei que a partir desse ponto as coisas não podem melhorar. Estou ansioso para os próximos volumes. Acredito que sigo para A Fúria dos Reis ainda em janeiro. Como disse no vídeo de apresentação da Maratona Gelo e Fogo, tenho o volume em português e em inglês britânico. Gostaria de ler os dois, talvez 30 páginas de um e 30 do outro a cada dia. Espero assistir a série logo.


    Para os que estão lendo a série: que os deuses sejam bondosos para nós.
    Para os que não estão lendo a série: leiam logo, pelos sete infernos! Ou que os Outros os carreguem! 

*(p.346) MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos. São Paulo: Leya, 2010.

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu amei o design do seu blog! Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do GoT. Estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história!

    ResponderExcluir