TBR | Maratona Reading About Reality

19:11

Parece que alguém está gostando de participar de desafios e maratonas de leitura...



         Leitoras e leitores, venho por meio deste post comunicar que irei participar de mais uma maratona de leitura e convidar vocês a participarem também. Soube dessa ideia excelente por meio do blog A Mulher Que Ama Livros.
      Abaixo seguem os vídeos de apresentação da maratona pelas organizadoras Sara Cristina e Alexandra.
        




        Decidi participar da maratona porque sinto ser necessário que nos debrucemos sobre a realidade com um olhar mais aguçado, reflexivo, empático e racional. Tantas questões importantes como aborto, imigração, homofobia, corrupção, ódio, preconceito, etc., são tratadas de acordo com o senso comum e sem profundidade. Considero a maratona Reading About Reality uma ótima forma de trazer esses assuntos para discussão no blog.
       Ao fazer a seleção dos livros decidi por dar prioridade a títulos que já possuo em minha coleção. É o velho problema dos leitores consumistas: compramos mais livros do que lemos. Seguem as categorias e os livros que escolhi:


     1 - Nesta categoria encontrei uma penca de livros, mas o principal escolhido foi Doze anos de Escravidão, de Solomon Northup (trata sobre racismo). Se sobrar tempo pretendo ler também A Rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes e reler Uólace e João Victor, de Rosa Amanda Strausz, ambos sobre crianças de rua/desigualdade social.

    2 - Infelizmente não tenho nenhum livro que enfoque o impacto do ser humano na natureza. Gostaria muito de ler Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksievich. Se eu encontrar cinquenta temers na rua eu compro o livro e leio.

    3 - Busquei na biblioteca pública municipal o livro A Mulher Desiludida, de Simone de Beauvoir, conhecida escritora, filósofa e feminista francesa. (Não escolhi O Segundo Sexo porque não tenho o livro e não consegui na biblioteca)

    4 - Talvez agora eu leia de uma vez O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick. O protagonista da história acaba de sair de uma instituição psiquiátrica mas não sabe o motivo de ter ido lá, segundo me conta a sinopse.


         Para melhor fundamentar as futuras discussões e resenhas eu vou buscar algo sobre o tema de cada livro em obras de filosofia e sociologia. Tenho um material muito bom que obtive durante as aulas de Ética Geral e talvez possa encontrar algo de Sociologia. 
          Espero que dê tempo para os que desejam participar possam escolher seus livros. Comente se você vai entrar na maratona e quais os livros selecionados! Se tiver dúvidas, entre em contato. Prepare seu senso crítico e vamos lá!

Não Derrame Café no Seu Livro, por João Augusto

You Might Also Like

4 comentários

  1. Fico feliz por esta maratona me ter proporcionado conhecer o teu blogue, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz e ansioso para participar do Reading About, uma ideia excelente! Também fico contente por ter conhecido seu canal. ;)

      Excluir
  2. Adorei sua TBR!<3
    Gostei muito da ideia da maratona, ainda estou escolhendo os livros pra seguir todos os desafios.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João! Compartilhe os livros escolhidos depois.
      Abraço.

      Excluir