Eu Recomendo: Filmes para o Natal!

03:51

    Hoje eu vou fazer uma lista de filmes para adolescentes, adultos, crianças, pra família inteira! Com um tema: NATAL!


    Natal. Uma data onde os pais ficam mais pobres, as crianças com mais brinquedos que não vão usar, que você ganha meia de presente (e se sente um elfo livre), que a Coca-Cola e seu Papai Noel querem que você compartilhe TUDO...




O Estranho Mundo de Jack ( The Nightmare Before Christmas )


    Uhu! Começando com o pé, a alma, o corpo, tudo direito! Bem, O Estranho Mundo de Jack é um filme sobre feriados, mais especificamente sobre dois: o Halloween (Dia das Bruxas) e o Natal. Então você pode assistir em qualquer época. 
    O filme é sobre Jack Skellington, um esqueleto que vive na Cidade do Halloween. Um lugar repleto de todas as criaturas, seres e monstros próprios do Halloween. Ano após ano, eles preparam e organizam o Dia das Bruxas, até que ao fim de uma dessas comemorações, Jack se vê cansado de fazer aquilo todos os anos. Ele anda sem direção, pela floresta e encontra portais que levam à um tipo de festividade. Assim, ele acaba entrando no portal do Natal, onde se encanta com a celebração na Cidade do Natal.  Retornando à Cidade do Halloween, Jack convence seus habitantes a sequestrarem o Papai Noel e fazerem o seu próprio Natal. Apesar de alguns argumentos fortes de sua leal Sally contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.


    Trailer (uma tanto velhinho) que eu achei legendado. Ou seja, o vídeo não é meu, apenas baixei porque não achei para postar. (Para aqueles da época do VHS: lembram-se desses trailers legendados com cara de velhos? Me lembrei agora, ô coisa boa! )


Os Fantasmas de Scrooge ( A Christmas Carol )



    Um conto que representa muito bem o espírito natalino transformado para as telas do cinema!  O Natal se aproxima. Como sempre, Ebenezer Scrooge mantém seu desprezo pela data. Rico e mesquinho, só pensa em dinheiro e vive sozinho, com o coração gelado e sem emoção. Após a morte de seu sócio, anos depois, Scrooge recebe a visita de seu fantasma que lhe avisa: na noite da véspera de Natal, Scrooge será assombrado por três fantasmas. Os fantasmas dos natais do passado, presente e futuro. Cada um deles, levará Scrooge em uma viagem que explorará seu interior, fazendo-o refletir nas suas escolhas e a vida futura.










     Eu lembro que vi o filme no cinema. No shopping, meus pais iam fazer compras e eu pedi e fui sozinho de boa, ver o filme. Saí de lá encantado. Como a magia natalina e espiritual do livro "Um Conto de Natal" (se não em engano é assim que está o título do livro em português, mas o original é Um Cântico de Natal ou Uma Canção de Natal. "A Christmas Carol".) 


   Apesar de nunca ter lido antes, sei a história na ponta da língua. Um conto verdadeiramente humano sobre o Natal, com tons sobrenaturais para dar ênfase. 



O Expresso Polar ( The Polar Express )


    Esse sim é um filme que todos deveriam assistir! Ao assistir, embarque no Expresso Polar! Quando um garoto toma o trem em uma viagem ao Polo Norte ele descobre que a vida é sempre maravilhosa para aqueles que acreditam.  Ou seja, o menino não acredita no Papai Noel. Nesta viagem mágica ele conhece outras crianças, diferentes personagens marcantes, histórias comoventes, que o fazem, juntamente com a visita surpreendente ao Polo Norte, mudar totalmente.












    No filme foi usada a técnica de "captação de atuação", que permite que as atuações dos atores e atrizes ao vivo guiem as expressões e os movimentos dos personagens digitais. Me corrija se eu estiver errado, mas foi a mesma técnica usada em "Avatar", onde eram colocados pontos no corpo dos atores e atrizes que depois auxiliavam na caracterização dos personagens no computador. 


    O filme é baseado em um livro! Olha que a gente sempre descobre algo novo! O livro de Chris Van Allsburg é um clássico natalino que nunca sai de moda; foi lançado em 1985 mas já vendeu milhões de cópias. Pelo sites que eu vi, está esgotado. O livro foi publicado pela editora Nova Fronteira em 2004 e tem 32 páginas, talvez você o encontre em um sebo!




O Grinch ( How the Grinch Stole Christmas)



    Baseado na obra do famoso Dr. Seuss, o filme é uma adaptação do livro "Como o Grinch Roubou o Natal": conta a história do Grinch, que odeia o Natal e cria um plano maligno para destruir a comemoração da festividade na pequena cidade de Quemlândia. Frio e cruel, o Grinch derruba pinheiros, quebra enfeites e come biscoitos destinados ao Papai Noel. Mas tudo pode mudar no Natal!

    Não achei um trailer decente para colocar aqui, mas você pode encontrar cenas do filme na internet. Clássico da Sessão da Tarde, muitos já devem ter assistido. Não deixa de ser um filme bom, não por levar o nome e a atuação de um ator "famoso" (Jim Carrey), mas sim por ser o "clássico natalino": o personagem frio e sem coração que odeia o Natal, mas que depois descobre o significado em si mesmo dessa data tão comemorada.



    Eu gostaria de ler o livro. Sabe... Dr. Seuss e seus personagens infantis que encantam todas as idades! Quem nunca assistiu Horton e o Mundo dos Quem? Ou o novo, Lórax?
    Presenteie uma criança nesse Natal com esse livro!



Um Natal Brilhante ( Deck the Halls)



    Sim, mais um clássico da Sessão da Tarde. Mas eu me lembro que quando vi, gostei. Consideravelmente bom e engraçado! 
    Steve  Finch adora comemorar o Natal. Todo ano ele sempre segue uma lista de curiosas tradições natalinas que muitas vezes desagradam sua esposa e seus filhos. Porém a alegria natalina de Steve acaba quando Buddy Hall, um vendedor de carros, torna-se seu vizinho. Logo surge uma rivalidade entre eles, o que no final vai acabar envolvendo as comemorações do Natal!












É claro que eu, como amante do terror, não poderia deixar de indicar um filme de Natal diferente. (MUAHAHAHA!)




Natal Negro ( Black Christmas )



    Influências malignas rondam esse post. Bem, esse Natal Negro é um remake (o filme original chama-se Noite de Terror, se não me engano, mas não assisti ainda). 
    Em uma fraternidade, há muitos anos, o garoto Billy sofreu sérios problemas. Sofreu abusos de sua mãe, que depois de matar seu marido prende Billy no sótão para sempre ( "quando os adultos dizem para sempre, querem dizer por muito tempo"). Quando a mãe de Billy engravida de uma menina e ama como nunca amou Billy, ele mata ela e seu amante brutalmente. Anos depois, a fraternidade é o lar de um grupo de garotas. Na noite de Natal, um estranho faz ligações para a casa e depois, misteriosamente, as garotas vão morrendo, uma a uma. Billy voltou ao lar? Ele quer vingança?











    Eu AMO esse filme! Nada melhor do que a tensão de ficar em casa, como se estivesse em uma ilha e não pudesse sair. Enquanto a neve cai os acontecimentos sinistros e ameaçadores vão ocorrendo. Sem contar o enredo muito bom! Digno de um filme de terror!



Gostaram das dicas? Compartilhe com seus amigos! Veja os filmes e siga o blog!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi oi, tudo bem?
    Eu respondi uma tag no meu blog e indiquei o seu pra responder.
    O link é esse: http://cloudofunicorn.blogspot.com.br/2013/12/tag.html
    se quiser responde, é uma tag bem legal :)

    ResponderExcluir